The Grimm Forest – Review de Quinta

The Grimm Forest se passa no universo dos contos de fadas: rei Reginald não anda satisfeito com os últimos trabalhos dos três porquinhos: suas últimas construções foram casas de abóbora. Por isso, ele lança um concurso no reino: o primeiro a construir três casinhas dos materiais tradicionais – palha, madeira ou tijolo – ganhará o título de construtor real. Quem entra na competição são os sobrinhos e sobrinhas dos três porquinhos.

Este é um jogo para 2 a 4 jogadores, possuindo regras especiais para 2 e 4 jogadores explicadas mais a frente. Um jogo de alocação de trabalhadores, com uma pitada de toma essa, que pode ser jogado com crianças, mas que diverte bem os adultos.

The Grimm Forest – Regras

Fase 1: Alocação

As rodadas do jogo são divididas em 2 partes: Na primeira fase da rodada, a fase da coleta, os jogadores devem decidir secretamente onde alocarão seus respectivos porquinhos: no campo, na floresta ou na olaria – num jogo para 4 jogadores, é acrescentado um local a mais: o mercado.Fig 01:

The Grimm Forest - Colheita
Fig 02: Locais de coleta

Cada local possui recursos distintos: nos campos, coleta-se palha; na floresta, madeira; na olaria, tijolos e, no mercado, 1 recurso de cada. Quanto mais forte a casinha a ser construída, mais escasso é o recurso, sendo alocados a cada rodada: 5 palhas no campo, 4 madeiras na floresta e 3 tijolos na olaria.

Os jogadores possuem em sua mão 3 cartas (ou 4, numa partida com 4 jogadores) de coleta. Para alocar o porquinho, deve ser escolhida uma dessas cartas secretamente, revelando-as todas ao mesmo tempo.

The Grimm Forest - Cartas de ação
Fig 03: Cartas de Coleta

Escolhidos os locais, os porquinhos são alocados. Caso fiquem sozinhos no local, pegam todos os recursos daquele espaço para si. Caso dois ou mais porquinhos acabem no mesmo espaço, dividem igualmente os recursos, deixando um “troco” caso necessário.

Fase 2: Construção

Coletados os recursos, inicia-se a fase 2: a fase de construção. Nesta fase, podem ser feitas 2 das 4 ações possíveis:

  • construir uma etapa de uma casinha,
  • pegar uma carta de Fábula,
  • pegar um recurso qualquer, ou
  • usar ação especial de amigo, se tiver algum.

Para construir uma etapa de uma casinha, segue-se as seguintes regras: devem ser gastos 2 recursos para construir o chão, 4 para construir as paredes e 6 para construir o telhado – e é aí que entra a diferença de construir casinhas mais resistentes ou mais frágeis: a quantidade necessária é a mesma, mas a quantidade disponível de tijolos a cada rodada é menor que a quantidade de madeira, que é menor que a quantidade de palha.

The Grimm Forest - Casas
Fig 04: Casinhas em diferentes etapas de construção

Quando é construída a etapa de parede, deve-se pegar uma carta de amigo para si. A carta de amigo trazem alguns benefícios para o jogador que a possui, e eventualmente algumas inconveniências, no entanto só se pode ter um amigo por vez. Caso não possua um amigo, você é obrigado a aceitar a carta de amigo que retirar, mas caso já possua um você terá duas opções:

  • aceitá-lo, removendo a sua carta de amigo atual para o descarte;
  • rejeitá-lo, passando a carta de amigo para outro jogador que, obrigatoriamente, terá de aceitá-lo e trocar seu amigo, caso já possua um.

O primeiro a construir uma casinha de um tipo específico, ganha o bônus de 1º construtor, que dá direito a uma carta de amigo, 2 cartas de fábula ou 1 recurso de cada tipo.

The Grimm Forest - Bônus
Fig 05: Bônus de 1º construtor

As cartas de fábula trazem a pitada de “take that”, ou toma essa, ao jogo. São as cartas que permitem colocar monstros no tabuleiro, trazem condições especiais de coleta de recurso, encarecem a coleta ou trazem benefícios para quem as joga. Essas cartas são usadas no começo das rodadas, juntamente com as cartas de coleta, e são válidas apenas no momento em que são jogadas, a não ser que diga o contrário no texto da carta.

The Grimm Forest - Carta de Fábula
Fig 06: Carta de Fábula

Se, ao fim da rodada, algum porquinho tiver construído 3 casinhas completas, o jogo acaba e temos um novo construtor real. Em caso de empate, quem tiver as casinhas mais resistentes ganha. Caso o empate persista, quem tiver mais tokens de 1º construtor vence o jogo.

Regra Especial para 2 Jogadores

Em uma partida com 2 jogadores, deve ser usado um dado para controlar o “Príncipe Régio”, que será alocado onde o dado determinar, para não deixar o jogo tão aberto e deixar a disponibilidade de recursos menor.

Considerações Finais

The Grimm Forest é um jogo de regras simples, com duração de 45 a 60min, divertido e com uma arte belíssima. Um excelente jogo de entrada para novo no hobby, introduzindo a mecânica de alocação de trabalhadores com uma divertida dose de toma essa de forma simples e divertida. Vale a pena conhecer e ter em sua coleção!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *