Grand Austria Hotel – Review de Quinta

porJuliana Boasquevisque

Grand Austria Hotel – Review de Quinta

Grand Austria Hotel é um jogo dos designers Simone Luciani e Virgínio Gigli, com arte de Klemens Franz, lançado em 2015 e, no Brasil, em 2018 pela PaperGames. Um jogo para 2 a 4 jogadores (ou partida solo com regra da casa), com duração de 60 a 120 min que trabalha com as mecânicas Colecionar Componentes, Rolagem de Dados, Ação/Movimento Programado, Ordem de Fases Variável e Seleção de Cartas. Um jogo de complexidade 3,23/5 de acordo com o BoardGameGeek.

Neste jogo, somos hoteleiros tentando a sorte em Viena no início do século XX. Viena nessa época estava cheia de artistas, políticos, nobres, turistas e cidadãos comuns, além da presença do Imperador.

Temos, então, que expandir nosso pequeno hotel e preparar os quartos para os hóspedes. Mas eles são exigentes, não comem qualquer coisa e não dormem em qualquer quarto. Enquanto isso, temos que contratar mais funcionários e agradar ao Imperador, ou o hotel fracassará.

Trabalhando duro, transformaremos nossa pequena hospedaria no Grand Austria Hotel!

Regras: Grand Austria Hotel

Preparação do Jogo

Com o Tabuleiro do Jogo ao centro da mesa, posicione 5 Cartas de Hóspedes nos locais reservados (Fig. 01-1) e posicione o Marcador de Rodada na posição 1 Trilha de Rodada (Fig. 01-2).

Grand Austria Hotel - Setup
Fig 01: Setup inicial do jogo para dois jogadores.

Em seguida, pegue as Cartas de Política, separando-as pelas letras A, B e C e, então, embaralhe-as em pilhas separadas. Pegue uma carta de cada pilha e as coloque em ordem nos espaços reservados: primeiro uma carta A, seguida de uma B e uma C no final (Fig. 01-3).

Repita o processo para as Peças do Imperador, separando-as por tipo, embaralhando-as e sorteando uma de cada tipo para posicioná-las nos locais reservados no Tabuleiro do Jogo (Fig. 01-4), também na ordem A, B e C.

Para terminar a preparação do Tabuleiro do Jogador, adicione um dos discos na cor que o jogador escolher no início da trilha de pontos (Fig. 01-5) e um outro no início da Trilha do Imperador (Fig. 01-6).

Posicione o Tabuleiro de Ações (Fig. 01-7) próximo ao Tabuleiro do Jogo. Neste tabuleiro, existem seis espaços onde dados serão alocados no início de cada rodada, cada um correspondendo a uma ação, que serão explicadas mais adiante.

A Lixeira (Fig. 01-8) deverá ser posicionada próxima ao Tabuleiro de Ações, pois a cada rodada será descartado um dado nela.

Por uma questão de conveniência, separe os 4 tipos de bebidas e pratos (Café, Vinho, Bolo e Strudel) (Fig. 01-9).

Coloque próximo ao Tabuleiro de Ações a quantidade total de dados que será utilizada durante a partida: 10, para dois jogadores, 12, para três jogadores e 14, para quatro jogadores (Fig. 01-10).

Separe também as Peças de Quarto por cor e as deixe próximas ao tabuleiro de jogo (Fig. 01-11).

Separe, por fim, os decks de Funcionários e Hóspedes e os posicione ao alcance de todos (Fig. 01-12).

Cada jogador recebe um Tabuleiro de Hotel (Fig. 01-13), uma Carta de Ajuda  (Fig. 06) com as ações adicionais e os 4 Discos de Madeira restantes da sua cor, que não foram utilizados no Tabuleiro do Jogo. Um desses discos deve ser colocado na posição 10 da Trilha de Dinheiro (Fig. 01-14) em seu Tabuleiro de Hotel, enquanto os outros 3 serão usados para cumprir os objetivos das Cartas de Política. A Fig. 02-a apresenta a área do primeiro jogador, em uma partida de dois jogadores, pronta para a partida.

Cada jogador recebe, ainda, um Café, um Vinho, um Bolo e um Strudel e os coloca na Cozinha de seu Tabuleiro de Hotel, além de 6 Cartas de Funcionários (Fig. 01-15), mantendo-as ocultas dos outros jogadores, e de uma Peça de Ordem de Turno (Fig. 01-16).

Início do Jogo

Começando com o último jogador (que tem a peça mais alta da ordem de turno) e em sentido anti-horário, cada jogador escolhe um hóspede revelado no Tabuleiro do Jogo para colocar em seu restaurante, sem custos, Fig. 02-b. A cada escolha, deslize os hóspedes restantes para a direita e revele novos hóspedes no Tabuleiro do Jogo.

Feito isso, cada jogador deve preparar até 3 quartos (Fig. 02-c), começando pelo quarto do canto inferior esquerdo do seu Tabuleiro de Hotel e as demais, sendo colocadas de forma adjacente a outro quarto já preparado. Deve-se pagar os devidos custos pela preparação do quarto, sendo custo 0 no 1º andar, custo 1 para o 2º, e assim sucessivamente. No caso da preparação de quartos da Fig. 02-c o jogador deve pagar apenas 1 Krone pelo quarto amarelo no segundo andar.

É importante aproveitar esse momento para preparar todos os 3 quartos que o jogo permite, pois ao longo do jogo você pode precisar de quartos para alocar um hóspede satisfeito do restaurante e pode não conseguir preparar um quarto por falta de ação – digo isso por experiência própria.

Sequência do Jogo

A ordem de jogada na rodada é gerida pelas Peças de Ordem de Turno, Fig. 03. Para dois jogadores, o primeiro jogador jogará no primeiro e no quarto turno da rodada, enquanto que o segundo jogador, no segundo e terceiro turno. Na rodada seguinte as Peças de Ordem de Turno são trocadas ciclicamente.

Grand Austria Hotel - Ordem de Turno
Fig. 03: Peças de Ordem de Turno

Desta forma, o 1º jogador da rodada rola todos os dados (Fig. 04-a) e os separa por número rolado, alocando-os nos devidos espaços do tabuleiro de ação (Fig. 04-b).

Grand Austria Hotel - Dados 1
Fig. 04-a: Lançamento dos dados
Grand Austria Hotel - Dados 2
Fig. 04-b: Preparando ações

Em seguida, o jogador deve realizar o seu turno ou passar. O turno é composto pelas seguintes ações:

  • Pegar um hóspede do Tabuleiro do Jogo, pagando seus devidos custos (essa ação é opcional, além de só poder ocorrer caso tenha espaço disponível em seu restaurante);
  • Pegar um dado do Tabuleiro de Ações (obrigatório) e alocar em sua Peça de Ordem de Turno;
  • realizar ações adicionais, que estão descritas na carta de auxílio que cada jogador recebe no início da partida, e serão descritas aqui mais adiante, Fig. 06.

Realizando Ações dos Dados

O jogador deve escolher um espaço de ação com pelo menos um dado disponível e realizar a ação. A quantidade de dados no espaço de ação é importante: ela determina quantos itens, ou benefícios iguais, você obtém com esta ação (isso será melhor entendido quando descrever as ações de cada número).

Escolhido o dado, remova-o do espaço de ação e coloque-o sobre o menor número visível na sua peça de Ordem de Turno, cobrindo o número.

As ações possíveis são:

  • Dado com valor 1: Nesse espaço de ação, o jogador poderá pegar 1 Strudel ou um Bolo, atentando-se ao fato de que não poderá pegar mais Bolo do que Strudel.
Grand Austria Hotel - Ação 1
Fig. 05-a: Ação 1

Exemplo: há 3 dados de valor 1 neste espaço. O jogador pega um deles e poderá fazer uma das seguintes ações: pegar 3 Strudel ou pegar 2 Strudel e 1 Bolo.

  • Dado com valor 2: a ideia aqui é semelhante à ação dos dados de valor 1, só que com bebidas – nesse espaço, o jogador pega Vinhos ou Cafés, também atentando-se ao fato de que não pode pegar mais Cafés do que Vinhos.
Grand Austria Hotel - Ação 2
Fig. 05-b: Ação 2
  • Dado com valor 3: Para cada dado neste espaço, o jogador poderá preparar 1 quarto de qualquer cor, respeitando-se a regra de preparar quartos adjacentes aos já preparados e pagando os devidos custos do andar em que vai ser preparado o quarto.
Grand Austria Hotel - Ação 3
Fig. 05-c: Ação 3
  • Dado com valor 4: para cada dado neste espaço de ação, o jogador poderá avançar em 1 espaço a trilha do Imperador ou a trilha de dinheiro, podendo dividir a quantidade de dados entre as duas trilhas.
Grand Austria Hotel - Ação 4
Fig. 05-d: Ação 4
  • Dado com valor 5: A quantidade de dados presente neste espaço determina o desconto que o jogador terá ao contratar um funcionário durante esta ação. Atenção: é permitido o contrato de um ÚNICO funcionário durante esta ação, e caso o desconto seja maior que o valor exigido pelo funcionário, o jogador não recebe o “troco”.
Grand Austria Hotel - Ação 5
Fig. 05-e: Ação 5
  • Dado com valor 6: Estes dados são uma espécie de coringa – você pode usá-los para executar a ação de outro espaço, desde que seja pago 1 Krone (moeda usada em Viena na época).
Grand Austria Hotel - Ação 6
Fig. 05-f: Ação 6

Exemplo: tem 3 dados com valor 6. O jogador pode usá-los para, mediante pagamento de 1 Krone, pegar 2 Vinhos e 1 Café.

A iconografia utilizada tanto no tabuleiro de ações quanto nas cartas facilita bastante para lembrar o que cada uma faz. Na segunda partida, o jogo já flui muito melhor, com o reconhecimento dos códigos utilizados.

Sempre que o jogador receber pratos e/ou bebidas, ele pode alocá-los imediatamente sobre o pedido de um hóspede que estiver em seu restaurante. O restante vai para a cozinha do jogador.

Feita a ação com o dado escolhido, o dado é retirado do espaço de ação e alocado sobre a sua Peça de Ordem de Turno, sobre o menor número visível. Antes de terminar o turno, o jogador tem a opção de realizar ações adicionais, apresentadas nas Cartas de Ajuda, Fig. 06, que podem ser:

  • Pagar 1 Krone para somar 1 à quantidade de dados presentes no espaço de ação desejado. Esta ação é bem importante e é sempre bom lembrar durante a partida.
Grand Austria Hotel - Ajuda 1
Fig. 06-a: Carta de Ajuda – Ação 1

Exemplo: imagine que você necessite de um Café, mas a Ação 2 possui apenas um dado, permitindo pegar apenas um Vinho. Neste caso, pagando 1 Krone você pode fazer está Ação como se tivesse 2 dados ao invés de 1, podendo assim pegar um Vinho e um Café;

  • Pagar 1 krone para movimentar até 3 pratos e/ou bebidas da sua cozinha para os pedidos dos hóspedes;
Grand Austria Hotel - Ajuda 2
Fig. 06-b: Carta de Ajuda – Ação 2
  • Cumprir um objetivo numa carta de política;
Grand Austria Hotel - Ajuda 3
Fig. 06-c: Carta de Ajuda – Ação 3
  • Utilizar uma carta de funcionário que tenha sido contratado anteriormente, e que tenha efeito uma vez por rodada;
Grand Austria Hotel - Ajuda 4
Fig. 06-d: Carta de Ajuda – Ação 4
  • Mover um hóspede cujo pedido já tenha sido atendido para um quarto da cor correspondente, ganhando os pontos e benefícios imediatamente (Única exceção são as cartas verdes, que representam turistas. Estes aceitam qualquer quarto). Caso não exista um quarto vago, estes hóspedes ficarão ocupando o restaurante, cujo limite é três hospedes.

Com exceção da primeira ação, as demais podem ser feitas quantas vezes forem possíveis em um turno.

Passando a Vez

Quando não houver nenhuma ação que queira fazer disponível, o jogador deve passar a vez.

Ele deverá esperar todos os outros passarem também, ou finalizarem suas duas ações e, então, o jogador com o menor número ainda disponível na sua Peça de Ordem de Turno recolhe os dados restantes no Tabuleiro de Ações, coloca 1 na Lixeira e rola novamente o restante, separando-os por número rolado. Esse jogador poderá fazer seu turno ou passar novamente. A rodada só acaba quando todos os jogadores tiverem coberto os dois espaços da sua Peça de Ordem de Turno com um dado.

Grand Austria Hotel - Dia e Noite
Fig. 07: Tabuleiros de Hotel, Noite à esquerda e Dia à direita, com os grupos de quartos evidenciados em contorno com linha amarela.

Carta de Política

As Cartas de Política mostram requisitos que podem ou não serem atendidos pelo jogador durante a partida.

Durante seu turno, caso o jogador cumpra o requisito de uma das 3 Cartas de Política em jogo, ele deve colocar um disco de sua cor sobre a maior pontuação disponível, ganhando imediatamente aquela quantidade de pontos.

As Cartas de Política, além de serem fontes de pontos, também dão um norte para o jogador que está perdido diante das muitas formas de pontuar e da variedade de ações disponíveis. Mas não é obrigatório cumprir com os seus requisitos.

Grand Austria Hotel - Cartas de Política
Fig. 08: Exemplos de Cartas de Política

Pontuação do Imperador

Ao final da 3ª, 5ª e 7ª rodada, será feita a contagem de pontos na Trilha do Imperador. Cada jogador recebe o número de pontos que está impresso embaixo do espaço em que se encontra o seu disco de madeira e, então, retorna o número de casas correspondentes à rodada: 3 casas, na 3ª, 5 casas na 5ª e 7 casas na 7ª rodada.

Feito isso, caso o disco de madeira do jogador fique na faixa amarela da trilha, o jogador recebe o bônus da Peça do Imperador correspondente à rodada (A: 3ª, B: 5ª, C: 7ª).

Caso o disco do jogador acabe no espaço 1 ou 2 (faixa cinza da trilha), não sofre a penalidade, mas também não ganha bônus.

Caso o disco do jogador acabe no zero, o jogador sofre a penalidade descrita na Peça do Imperador da rodada.

Exemplo: No exemplo a seguir, o Marcador de Rodada atinge a terceira rodada, dando início a Pontuação da Trilha de Imperador, Fig.09-a.

Então, cada jogador adiciona a seus Pontos de Vitória (PV) os pontos abaixo de seu marcador de madeira, na Trilha do Imperador. Neste caso, o jogador verde adiciona 2 PV, o azul 3 PV e o amarelo 4 PV, Fig. 09-b.

Na sequência, é reduzido de 3 posições na Trilha do Imperador de cada jogador, como indicado acima do Marcador de Rodada, fig. 09-c.

Por fim, são aplicadas as penalidades e os benefícios da Peça do Imperador: Neste caso, o Verde, que terminou na posição zero da Trilha do Imperador, recebe a penalidade de perder 5 PV ou demover um quarto desocupado; o Azul não sofre penalidade mas também não recebe o bônus, pois terminou no espaço 1; já o Amarelo, que terminou no espaço 3 da Trilha do Imperador,  recebe o bônus do Imperador que, neste caso, lhe permite preparar um quarto à sua escolha sem pagar custo algum, obedecendo as regras de preparação de quarto.

Grand Austria Hotel - Trilha do Imperador 1
Fig. 09-a: Início da Pontuação na Trilha do Imperador
Grand Austria Hotel - Trilha do Imperador 2
Fig. 09-b: Cada jogador recebe os Pontos de Vitória pelo seu disco de madeira na Trilha do Imperador.
Grand Austria Hotel - Trilha do Imperador 3
Fig. 09-c: Cada jogador deve voltar seu disco de madeira uma quantidade de espaços na Trilha do Imperador

Existem 12 peças, sendo 4 com verso A, 4 com verso B e 4 com verso C. Em cada partida, apenas 1 peça de cada é usada, o que confere uma boa variedade na Trilha do Imperador.

Fim do Jogo

O jogo acaba ao fim da 7ª rodada, após a última pontuação do Imperador. Assim, acontece uma pontuação final:

  • Conte os pontos que seus funcionários contratados porventura deem;
  • Ganhe pontos pelos quartos ocupados de acordo com o andar em que se encontram: 1 ponto para os quartos do 1° andar, 2 para os do 2° e assim sucessivamente;
  • Ganhe 1 ponto para cada Krone ainda disponível e por cada prato/bebida em sua cozinha;
  • Por fim, desconte 5 pontos para cada hóspede ainda presente no seu restaurante.

Ganha o jogo quem fizer mais pontos. Em caso de empate, este é resolvido comparando quem tem mais pratos, bebidas e dinheiro restantes somados.

Variantes

O manual propõe que, no primeiro jogo, os jogadores usem o tabuleiro de hotel do lado “noite”. A única mudança é a disposição das portas e os tamanhos dos grupos de cores são mais variados.

O manual também propõe para o primeiro jogo que os jogadores iniciem sua mão de 6 funcionários com os que possuem uma letra marcada no canto inferior esquerdo: o primeiro jogador recebe o conjunto de cartas A, o segundo, as cartas B e, para jogos com 3 ou 4 jogadores, estes recebem as cartas C e D, respectivamente. O restante das cartas é embaralhado e são compradas normalmente durante a partida.

Grand Austria Hotel - Cartas de Funcionário da série A
Fig. 10: Cartas de Funcionário da série A.

Partida Solo – Regra da Casa

Grand Austria Hotel não é um jogo de muita interação entre os jogadores, o que nos faz pensar: por que ele não tem um modo solo?

Para dominar melhor a dinâmica do jogo, foi feita uma “regra da casa” para jogo solo, que consiste no emprego de um dado adicional para simular a ação do segundo jogador.

Monte o setup para dois jogadores com apenas um Tabuleiro de Hotel, um conjunto de Discos de Madeira de sua preferência, e prossiga o jogo seguindo as regras normais.

Na vez do segundo jogador, role um dado extra para remover um dos hóspedes do Tabuleiro do Jogo, desconsiderando uma rolagem de 6, visto que são apenas 5 hospedes disponíveis. Neste caso role novamente o dado ou use o 6 para remover o primeiro hospede, se assim desejar.

Em seguida, role novamente o dado para remover um dos dados do Tabuleiro de Ações. Caso haja poucas ações disponíveis, como 2 ou 3, considere valores múltiplos para agilizar a jogada, mas mantendo sempre a mesma probabilidade de remoção de qualquer um dos dados nas diferentes ações disponíveis, como:

  • Cinco ou quatro ações com dados: descarte as rolagens com ações indisponíveis e role novamente para uma ação válida.
  • Três ações com dados: use 1 e 2 para remover um dado da primeiro ação disponível, 3 e 4 para remover um dado da segunda ação disponível e 5 e 6 para remover um dado da terceira ação disponível;
  • Duas ações com dados use 1 a 3 para remover um dado da primeiro ação disponível, 4 a 6 para remover um dado da segunda ação disponível.

A ideia aqui é apenas deixar a remoção mais dinâmica.

Quanto a condição de vitória, é uma questão apenas de estipular uma quantidade alvo de pontos. No meu atual estado Noob, ainda não passei dos 75 pontos, ainda “não estipulei uma meta, mas quando alcançar a meta, dobrarei a meta”. Este é o espírito ;-D.

Considerações Finais

Grand Austria Hotel é um daqueles jogos de pura estratégia. Em todas as partidas que joguei, o cérebro fritava para decidir o que fazer naquela rodada, tentando fazer combos com hóspedes e funcionários para poder atender algo que precisava fazer.

Em uma das minhas partidas, estava precisando de ganhar 7 pontos na Trilha do Imperador naquela rodada para ganhar os benefícios da peça do Imperador. Então tive que dar prioridade a um pedido de um hóspede, cujo bônus era dar 2 pontos na dita trilha e, para fechar um grupo de 3 portas amarelas, sendo que 1 já estava fechada, contei com a contratação do funcionário “Carregador”, de uso único, que com a sua presteza fez com que dois novos hóspedes, que nem mesmo passaram pelo restaurante, ocupassem imediatamente dois quartos quaisquer, marcando-os como ocupados. Com isso, consegui mais 6 pontos na Trilha do Imperador, totalizando 8 na rodada.

Na primeira partida, é normal se sentir um pouco confuso pois são muitos detalhes, mas a partir da segunda partida, com a familiarização com a iconografia do jogo e com as ações possíveis, o jogo flui muito bem. Em um jogo com 2 jogadores, quando pensa que não, já está na 7ª rodada e você está correndo para fazer tudo que planejou.

Para aumentar um pouco a interação e até mesmo para tirar um pouco da sorte da mão inicial de funcionários, recomenda-se um draft das 6 cartas iniciais de funcionário. O jogador pega 6 cartas, escolhe uma e passa as demais para o jogador ao lado, e assim vai até que todos tenham pegado 6 cartas.

Um excelente jogo, indispensável para quem gosta de jogos estratégicos!

Sobre o Autor

Juliana Boasquevisque administrator

Deixe uma resposta